VOCÊ SABE FAZER UMA CORRETA AVALIAÇÃO DA CENA?

Você sabe avaliar uma sena com segurança no momento do atendimento pré-hospitalar?
não? então leia cada linha abaixo para que você possa pegar as principais informações sobre avaliação de sena, e como proceder com segurança no momento do atendimento.

avaliação de sena no atendimento pré-hospitalar diga-se de passagem é um dos temas mais importantes, é extremamente relevante no atendimento pré-hospitalar
que todos os profissionais saibam avaliar a sena e executar com muita segurança e credibilidade o procedimento de forma que possa garantir a segurança de toda equipe.

Quando iniciamos o atendimento vamos atender uma vítima que pode ter sofrido algum tipo de situação e está naquela condição você precisa garantir a segurança da vítima, de sua equipe e de todos ao redor.

É imprescindível falar sobre avaliação de cena quando nós estamos realizando atendimento, parece que tudo fica muito fechado, muita das vezes fica difícil de se enxergar o que realmente precisa.

Vou contar para você uma situação que aconteceu comigo.
Eu estava passando em um local e no momento que eu estava passando tinha uma pessoa acidentada então parei para ajudar.

Fui até a vítima acidentada, fiz avaliação de sena realizei os três S (sena, segurança e situação) verifiquei tudo e fui fazer o atendimento.

A vítima estava em uma br e veio a colidir com poste e o derrubou, caindo por cima do carro porém, o poste não havia energia no momento da colisão.

Então fiz uma avaliação, aos meus olhos uma boa avaliação. Orientei as demais pessoas para que pudéssemos fazer o atendimento.

As pessoas queriam ajudar mas não perceberam o perigo eminente que estava sobre o local. então considerando o poste com eletricidade

Orientei as pessoas a não se aproximar para que não acabassem se tornando vítima, por que até o momento não tinha certeza se no post havia energia ou não. somente depois foi constatado que não havia energia, feito realizado o atendimento

Tudo acabou bem, mas poderia acontecer de uma forma bem diferente caso tivesse progredido naquele atendimento e houvesse energia no local.

A vítima poderia passar para duas, três, quatro ou até mais pessoas uma carga de energia. O que eu quero te dizer com isso? é que se a avaliação de sena não se inicia estritamente no local.

Se inicia na regulação, quando você liga no 190, 192 ou no 193 qualquer profissional já vai para cena fazendo uma mentalização dos riscos que ele pode encontrar, ele tem que estar mentalizando e se orientando sobre quais as principais condutas que ele vai exercer ali no momento do atendimento.

Falando especificamente de um socorrista no momento da regulação ele já vai orientado sobre a quantidade de vítimas no local mas lembrando, nem todas as informações são assertivas, em sua grande maioria as informações não batem, não são informações realísticas.

Mas é importante adquirir o máximo possível de informações, para chegar a cena mentalizando que você pode encontrar.

Atendimento avaliação se inicia muito antes do socorrista chegar no local por quê que muita das vezes o socorrista já chega na cena e domina ali porque na regulação já foi passado quantidade de vítimas, e qual é o estado de cada uma. O que permite o socorrista focar no atendimento.

Mesmo com essas informações ao chegar na sena é preciso priorizar três mnemônico que são: Sena, segurança e situação.

Sena nós vamos trabalhar ali o que está acontecendo naquele momento, é o quadrante. digamos que você precise entrar na Sena o ideal é que você observe os quadrantes cima, baixo, direita e esquerda em volta da cena.

o ideal é que observe esses quatro quadrantes provavelmente você vai conseguir fazer uma boa avaliação da cena e dentro dela você deve observar quantas pessoas estão envolvidas, quantos veículos, qual que é a dimensão se é progressiva ou não, Se eu posso entrar com tranquilidade os eu preciso ser um pouco mais precavido.

Passamos a Sena eu tenho a segurança, do socorrista, vítimas e ambiente e das pessoas que estão à minha volta.

Você deve cuidar dessa situação porque pode ser progressiva, por exemplo pode ocorrer no momento do atendimento um pequeno vazamento de combustível que não foi detectado.
e a bateria que ainda está conectada no carro pode produziu uma centelha e causar ali um princípio de incêndio e até uma explosão em massa.

Então na segurança você deve priorizar sempre a segurança das pessoas e de tudo que está ali dentro deste quadrante, para que fique mais fácil e você consiga entender de forma didática que o seu atendimento não pode ser engessado, não pode ser de forma fechada e nem restrita, e Você tem que abrir um leque de múltiplas opções e observar tudo que se tem a sua volta. para que você possa fazer uma atendimento assertivo

sem colocar a vida da vítima em risco, a minha e de meus companheiros ou das demais pessoas presentes na cena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *