STOP THE BLEED, VOCÊ CONHECE?


Você sabe o que é stop the blade? conhece o abc do controle de hemorragia?

A única coisa mais grave do que perder um paciente para o sangramento é saber que aquilo poderia ter sido evitado, com simples passo. Que você vai aprender aqui, agora!

stop the bleeding traduzido para o português significa: pare o sangramento.

No stop the bleeding é muito falado sobre o abc do controle de hemorragia, e para você consiga acompanhar vou te explicar letra por letra. É um processo mnemônico de associação.

A primeira letra A fala sobre alerta você precisa estar em alerta inicialmente, é preciso se preocupar como em todo atendimento. A segurança da minha cena, dos socorristas e vítima.

A segurança por completo. lembrando dos três “S” sena, segurança e situação. e sempre que disponível utilizando todo o material de proteção individual.

O segundo passo você precisa entrar em contato pedindo reforço para 192 ou 193. Alertar e informar que está com um paciente com possíveis hemorragias graves fazendo isso você já garantiu a segurança do local.

Agora você pode passar para a segunda letra, B de bleach que é o sangramento do seu paciente. A primeira coisa a ser observada é se é possível ver a hemorragia com facilidade se sim, excelente!

O próximo passo é identificar como está essa hemorragia, para isso é preciso expor o paciente e observar o local onde ocorre a hemorragia.

Por exemplo ao expor seu paciente você percebe que a hemorragia é em alguma artéria importante o stop the bleeding traz duas opções nessa situação. se você tem materiais de primeiros socorros com torniquete ou não.

Supondo que você não tenha materiais básicos de primeiros socorros. como gases, luvas e demais materiais, o stop de bleach fala que você precisa controlar a hemorragia para evitar que o paciente vá a óbito, então neste caso você pode utilizar qualquer pano limpo, mas como você é profissional da saúde provavelmente vai ter o material correto?!

Você está com o paciente e é possível a aplicação do torniquete coloque sempre abaixo ou a cima da articulação.

Caso esteja muito perto da articulação todos os protocolos recomendam que seja aplicado o torniquete duas a três polegadas acima do ferimento.

Feita aplicação do torniquete você precisa marcar o tempo assim como em toda informação para quando o paciente chegar no intra-hospitalar a equipe saiba quanto tempo o paciente ficou esquemizado.

No protocolo stop de bleach fala que o torniquete já controlou a hemorragia, porém vemos vários vídeos onde além do torniquete é colocado na ferida materiais hemostáticos. o que é excelente, se você além de aplicar o torniquete conseguir preencher a ferida, isso vai melhorar o quadro do seu paciente.

Agora caso você não tenha material ou torniquete utilize o que você tem em mãos uma camisa limpa, panos limpos ou algo assim.

você precisa é controlar a hemorragia, faça compressão direta por no mínimo cinco minutos comprima e segure e se possível passe uma faixa para controlar 100% a hemorragia, faça um curativo compressivo.

Na letra A é um alerta para garantir a segurança, e você precisa ligar 192 193 para pedir ajuda.

Letra B se refere ao sangramento do paciente, letra C é bem simples, você precisa comprimir o sangramento e fazer compressões diretas. se você tem torniquete faça sua aplicação correta e se existe a possibilidade de aplicar o torniquete colocar agente hemostático dentro do ferimento para ajudar no controle de hemorragias será ótimo. Princípio de preferência

Se você não tem o torniquete faça o preenchimento da ferida don’t stop the bleeding veio com essa novidade de preenchimento de ferida com agente hemostático você vai ali e preenche a ferida e faça compressão direta.

Outra observação bem interessante é que a stop the blade fala sobre o pescoço ,ombro e virilha são locais que não é possível a aplicação de torniquete, então como faço o controle de hemorragia?

Você deve utilizar sempre para esse locais a opção de preenchimento de ferida com agente hemostático.

Revisando, stop the bleeding abc do controle de hemorragia letra A é alerta, para garantir a segurança, você deve entrar em contato com 192 193 para auxiliar dentro daquele atendimento.

B de bleed, observar a hemorragia é preciso expor o paciente e letra C fazer a compressão direta nesse local
Espero que você tenha entendido da melhor forma possível o protocolo stop the bleeding.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *